quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Se choras porque perdeste o sol ...



Rabindranath Tagore


"Se choras porque perdeste o sol, as lágrimas não te deixarão ver as estrelas."

...

Desde criança, não sei bem porque, sempre gostei muito das poesias de Tagore, me lembro de uma delas em especial,  "A Ladra do Sono", pode ser que na minha imaginação infantil eu julgasse que realmente existia uma bela Senhora que chegava bem devagarinho em nossas casas e roubava o sono das crianças.

Bem, deixo aqui uma homenagem a esse grande poeta indiano, premio Nobel de literatura em 1913, aliás primeiro asiático a receber esse reconhecimento.

Duas de suas canções são hinos nacionais, de Bangladesh e da India.

Nasceu em Calcutá, 6 de maio de 1861 e passou pela transição em Calcutá,
7 de agosto de 1941.

...

Coloco aqui uma poesia especial, que fala de uma flor muito especial ...


A

FLOR  DE  LÓTUS


No dia em que a flor de lótus desabrochou



A minha mente vagava, e eu não a percebi.


Minha cesta estava vazia e a flor ficou esquecida.


Somente agora e novamente, uma tristeza caiu sobre mim.


Acordei do meu sonho sentindo o doce rastro


De um perfume no vento sul.


Essa vaga doçura fez o meu coração doer de saudade.


Pareceu-me ser o sopro ardente no verão, procurando completar-se.


Eu não sabia então que a flor estava tão perto de mim


Que ela era minha, e que essa perfeita doçura


Tinha desabrochado no fundo do meu coração.




Creio que intimamente, a grandiosidade do poeta já percebia a extensão, o significado e a beleza interior da

 Flor de Lótus,

que dasabrocha em nossos corações.







Veja neste mesmo blog o artigo publicado em 6 de julho de 2009  intitulado "A Flor de Lótus".




"Cada criança ao nascer, nos trás a mensagem de que Deus não perdeu as esperanças nos homens."
Tagore



Obrigado
João Aguilar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sem um e mail de origem válido, não serão considerados.